AEE 2013
T26a Campo Grande M S 20/04/2014
Atividade da 4° semana do BLOG
Cursista:
Rosilene Vitor do Nascimento
SURDOCEGUEIRA
E DMU (Deficiência Múltipla)
Pessoas
surdocegas são aquelas que possui perdas visuais e auditivas, podendo ser :
Surdocego Total de visão e audição e surdocego com surdez profunda associada
com resíduo visual; surdocego com surdez moderada associada a resíduo visual;
surdocego com surdez moderada ou leve com cegueira ; surdocego com perdas leves
tanto auditivas quanto visuais.
A
Surdocegueira pode Congênita e Adquirida.
A
Surdocegueira congênita é quando a criança nasce surdocega ou adquire nos
primeiros anos de vida antes da aquisição de uma língua e a surdocegueira
adquirida é aquela que a pessoa ficou surdocega após a aquisição de uma língua,
seja ela oral ou sinalizada.
A pessoa que
nasce ou fica surdocega não recebe as informações de maneira fidedigna , ela
precisa da mediação de comunicação para poder receber , interpretar e conhecer
o mundo pelo uso dos canais sensoriais proximais como : Tato , olfato, paladar,
sinestésico, proprioceptivo e vestibular. Já as pessoas com deficiência
múltipla não terá garantia de receber as informações de maneira fidedigna, mas
terá o apoio de um dos canais distantes (visão e ou audição ) como ponto de
referência para adquirir conhecimento ao longo da vida.
Deficiência Múltipla
A
Deficiência Múltipla é considerada uma associação de duas ou mais deficiências
e podem ser:
*Física e Psíquica ( deficiência física
associada a deficiência intelectual e deficiência física associada a
transtornos globais do desenvolvimento.)
*Sensorial e
Psíquica.( deficiência auditiva/surdez
associada á deficiência intelectual; deficiência visual associada à deficiência
intelectual; deficiência auditiva/surdez associada a transtornos globais do
desenvolvimento; e deficiência visual associada a transtornos globais do
desenvolvimento.)
*Sensorial e
Física . (deficiência auditiva/surdez associada a deficiência física; deficiência
auditiva /surdez associada à paralisia cerebral; deficiência visual /cegueira
ou baixa visão associada à deficiência física e deficiência visual/cegueira ou
baixa visão associada à paralisia cerebral.
*Física,
Psíquica e Sensorial. (deficiência física associada a deficiência visual que
pode ser cegueira ou baixa visão, e a deficiência intelectual; deficiência
física associada á deficiência auditiva/surdez e a deficiência intelectual;
deficiência visual que pode ser cegueira ou baixa visão/paralisia cerebral e
deficiência intelectual.)
A
comunicação tanto para pessoas surdo cegas ou com deficiência múltiplas é
dividida em RECEPTIVAS e EXPRESSIVA.
A
comunicação receptivas é quando alguém recebe e passa a informação dada por
meio de uma fonte e forma ( escrita , falada, libras, etc.)
A comunicação
expressiva é quando um comunicador passa a informação para outra pessoa . A
comunicação expressiva pode ser realizada por meio do uso de objetos , gestos,
movimentos corporais , fala , escrita, figuras e muitas outras variações.
Portanto
tanto a pessoa com deficiência quanto o professor precisa encontrar meios de
desenvolver a comunicação de acordo com a necessidade e possibilidades dessa
pessoa; para isso contam como vimos com diversos meios de comunicação.
REFERENCIAS
LAGATI ,S.
DEAF-Blind or Deafblind International Perspectives on Terminology.1995
Tradução: Laura L. M Anccilotto. São Paulo: Projeto Ahimsa/Hilton
Perkins, 2002.
MCINNES,J.M.Deaf-blind infants and children:A
development guide. Toronto, Ontario, Canada: University
of Tronto Press, 1999.Bosco,
Ismênia Carolina Mota Gomes.
A Educação
Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: Surdocegueira e deficiência
múltipla/ Ismênnia Carolina Mota Gomes Bosco, Sandra Regina Stanziani Higino
Mesquita, Shirley Rodrigues Maia. –Brasília: Ministério da Educação, Secretaria
da Educação Especial; (Fortaleza): UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2010.
v. 5
(Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)
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