Domingo, 09 de março de 2014
Ps- Pessoa com surdez: 2º semana- Atividade 3
Atendimento Educacional Especializado do aluno com surdez
Ao relatar sobre a educação
escolar das pessoas com surdez, percebemos a relação distintas entre duas
línguas: Os gestualistas e os oralistas. Esse debate para eleger uma prática
pedagógica específica e eficaz na construção de autonomia e desenvolvimento social das pessoas que
necessita desse atendimento percorre por anos , inclusive gerando atrasos
educacional na vida dessas pessoas.
Mas a nova politica de
educação no Brasil percebe a necessidade de inclusão do ser humano numa
perspectiva geral e globalizada que deve ser inserida na sociedade com a
participação de todos inclusive das pessoas com surdez.
"...Por
mais que diferentes nós humanos sejamos, sempre nos igualamos na convivência,
na experiência, nas relações , enfim , nas interações, por sermos humanos."
(
DAMÁZIO,2009, pag. 47 )
Assim percebemos que pessoas
com surdez não é deficiente, apenas tem perda sensorial auditiva, mas está apto
a desenvolver os outros órgãos do sentidos tornando uma pessoa capaz de
contribuir com a sociedade; portanto a ideia de separação entre pessoas com
surdez e pessoas ouvintes, promovendo embate entre gestualistas e oralistas só
afeta a aprendizagem na educação escolar.
A educação precisa melhorar
suas práticas pedagógicas, dando ênfase a estímulos que possa contribuir com o
desenvolvimento perceptivo, linguístico e cognitivo das pessoas com surdez, em
um ambiente que ofereça condições favoráveis de aceitação com a disponibilidade
de uma educação bilíngue na formação desses educando.
Referências: BRASIL,
Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva,
Brasilia, MEC, 2008.
DAMAZIO, M. F. M. FERREIRA.
J. Educação Escolar de pessoas com surdez- Atendimento Educacional
Especializado em construção. Revista Inclusão : Brasilia , Mec , V.5. 2010. Pag. 45-57.
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